Correr: Será que consigo? – Por Gabriele Siqueira
Correr é uma das atividades mais comuns ao ser humano. É um movimento natural e que somos capazes de realizar praticamente logo depois de aprendermos a dar os primeiros passos. O importante é você estar determinado a começar essa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.
Antes de começar:
– Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.
– Tenha o equipamento correto. Não precisa comprar o tênis de R$ 1000,00 que o seu amigo maratonista trouxe de NY, mas também não dá pra correr de All-Star. Procure um bom tênis em uma loja especializada.
– Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. (Meninas! Top é essencial ok?).
– Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua (que eu não recomendo para iniciantes), procure ruas bem sinalizadas e sem movimento e não se atreva a sair correndo à noite por enquanto.
Começando a Correr:
– O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.
– Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente.
– Se você só tem tempo para começar a correr na academia, não tem problema. Converse com o Professor e comece alternando, 2 min de corrida para 1 de caminhada. Faça isso durante um tempo e depois vá aumentando os minutos de corrida, até chegar o dia que não precisará mais parar para caminhar.
– O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.
– A medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.
– Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.
– Se tiver interesse em participar de uma prova de rua, comece com pouca km. Existem algumas provas de 4km e de 5km. Depois de algum tempo correndo essa distância, comece a propor um novo desafio e aumente para quem sabe uma prova de 10km.
Existem alguns programar que ensinam como começar a correr, clique nos links abaixo e confira:
Fonte: GABBYPERSONAL.BLOGSPOT.com.br
Publicar comentário