Tudo sobre o Suplemento Tribulus Terrestris

curta-facebook-treinos-academia

 

Artigo retirado do site http://www.malhandocerto.com/suplemento/tudo-sobre-o-tribulus-terrestris/

 

Para que serve o Tribulus?

O tribulus é um suplemento de ervas usado desde o final dos anos 70 na Europa Ocidental. Uma de suas propostas é aumentar a liberação do hormônio luteinizante para assim aumentar a produção de testosterona, a produção de espermatozoides, o aumento do volume ejaculatório, e aumento da libido.

É difícil achar pesquisas feitas sobre o Tribulus, a maioria das que existem tem relação com uma companhia Bulgariana chamada Sopharma, que produziu o primeiro tribulus, chamado Tribestan®. Isso não significa que as informações sejam falsas, mas devemos ter em mente que elas não são totalmente imparciais.

 


 

A proposta original do Tribulus era ser um tônico para tratar disfunção erétil. F dado o Tribestan® para homens saudáveis em uma dose de 750mg por dia, durante cinco dias. O LH e a testosterona aumentaram em 72% e 40% respectivamente. Como era de se esperar, o Estradiol (hormônio relacionado ao estrogênio) também aumentou, e em 81% !

O aumento da testosterona é o efeito mais comentado pelos vendedores de Tribulus, no entanto, não podemos esquecer que quando aumentamos a testosterona você aumenta a aromatização e com isso, o nível de estrogênio. Para falar em números: na pesquisa feita, os homens tinham em média 600ng/dL de testosterona, e ficaram com 850ng/dL, quantidade ainda normal para homens. O estradiol, que estava em 76 pg/ml foi para 137,5 pm/ml, quantidade considerada além do normal, que seria de 20 a 80 pg/ml.

Então porque não sofremos os sintomas que os níveis elevados de estrogênio nos causam, como a ginecomastia? Um dos motivos seria a má qualidade da maioria dos suplementos de Tribulus. Testes em laboratórios, (pagos pela Sopharma) em manufaturas de extrato de Tribulus mostraram que a maioria não continham níveis suficientes de protodioscina.

 


 

Extrato ou Erva?

Outro fato que vale a pena falar é que o Tribulus Terrestris como um suplemento em erva (cru) é diferente do extrato. O “cru” se parece com qualquer outra erva que foi seca e triturada (figura 1) , e o extrato se é um pó marrom com um tom avermelhado (figura 2).

 

treinos academia tribulus terrestristribulus terrestris treinos academia

 

 

 

 

 

O extrato de Tribulus é seguro e parece não ter nenhum efeito colateral. Uma das razões para isso é que ele não eleva a testosterona além do limite. O corpo parece regularizar a aromatização para acomodar o aumento de LH e testosterona. Nenhum estudo profundo foi feito para provar isso, mas pelas mudanças observadas no nível de testosterona e estradiol, eu diria que há uma grande chance de ser verdade.

 

Benefício observado

Aumento da liberação do hormônio luteinizante (LH) e assim aumento da produção de testosteronaMesmo o mais potente tribulus não lhe trará os efeitos colaterais das “bombas”.

Há estudos para provar?

Sim, porém foram feitos pela Sopharma, laboratório que produz o Tribestan®. A pesquisa mostrou um aumento de ~72% do LH, ~40% da testosterona e ~80% do estradiol.

Mecanismo de ação

O tribulus terrestris estimula a liberação de LH na glândula pituitária. O mecanismo exato ainda é muito vago e essas são especulações.

Interage com outros nutrientes?

Não

Dose efetiva

As doses usadas no teste foram de 750 a 1500 mg por dia. (No teste, eles tomara o Tribestan® que é de boa qualidade, para outros suplementos com pouca quantidade de protodioscina serão necessárias doses maiores.) O Tribulus da farmácia de manipulação Botânica Tupã é de boa qualidade também, para comprá-lo bastas clicar na imagem abaixo.

Como tomar

De 750 a 1500mg por dia. Divida as doses para tomá-las após suas refeições diárias. Exemplo: 500mg após o café da manhã, 500mg após o almoço e 500mg após o jantar.

Homens: Uso sem interrupções por 3 a 6 meses. Após esse tempo ficar 1 ou 2 meses sem tomar.

Mulheres: Um estudo recomenda tomar do quinto ao décimo quarto dia do ciclo menstrual. NÃO USAR DURANTE A GRAVIDEZ.

É tóxico?

Não

Recomendado para?

Pode ser mais eficaz para corrigir um declínio na amplitude e/ou frequência do LH. Deve ser eficaz também para levar o nível de testosterona para a normalidade, em casos que esteja baixo, como os seguintes:

  • Pessoas com caso de hipogonadismo
  • Após um ciclo de esteróides
  • Pessoas que malham muito pesado (overtraining)
  • Declínio de testosterona relacionado à idade
  • Durante dietas extremas ou prolongadas (lembre-se que a gordura é necessária para produção de testosterona.)

Nota: Tomar um inibidor de aromatização (aromatase) deverá aumentar a eficácia do extrato de Tribulus terrestris para aumentar a testosterona. Geralmente são muito caros, porém a Crisina tem um preço acessível, peça em sua farmácia de manipulação de confiança.

 

 NOTA: O site TREINOS ACADEMIA não apóia e incentiva de FORMA ALGUMA o uso de anabolizantes ou qualquer outro tipo de droga.

 

Fonte: MALHANDOCERTO.com

Publicar comentário