Banho de balde – Por Fernanda Colella
O artigo de hoje é sobre o banho de balde, uma forma de relaxamento para os bebês que ainda estão se acostumando com a vida fora da barriga da mamãe.
O ambiente do útero é um meio aquoso, num lugar fechado, escuro, quente, seguro e tranquilo, e quando o bebê percebe que este em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, fica tenso e cai no choro. Então uma forma bem simples pode reproduzir um pouco aquela fase aconchegante do bebê dentro da barriga da mãe é o banho de balde.
No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mãe, perninhas e bracinhos encolhidos, pode parecer apertado, mais acredite, é muito confortável.
A água quente (37 a 38ºC) é relaxante, analgésica e organizadora, imita o ambiente intra-uterino e permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês, que podem ficar submersos do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e chegando até a dormir em alguns casos.
Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber no balde(4 a 6 meses de idade).
O bebê pode ser banhado embrulhado (se for só para relaxamento) ou nu (se for feita a higiene também).
Benefícios:
- Proporciona bem-estar;
- Dá a impressão do útero da mãe;
- Acalma a criança;
- Trás tranquilidade;
- Diverte os bebês;
- Não deixa de ser um método prático para lavá-los.
Dicas:
- Consulte o pediatra e obtenha mais dicas para oferecer um banho de balde bem relaxante para o seu bebê;
- Faça a higienização do bebê (como limpar o bumbum sujo de coco) antes de colocá-lo no balde;
- O banho relaxa o bebê e pode fazê-lo dormir instantes depois e por horas seguidas.
É muito importante lembrar, que jamais se deve deixar a criança no balde sem um adulto por perto para acompanhá-la, nem por uns poucos segundos. Manter sempre uma mão no bebê é essencial.
A seguir três link´s sobre o passo-a-passo de como realizar o banho de balde. Estes link´s são uma matéria realizada no programa Mais Você da Rede Globo, e descreve muito bem como esse momento prazeroso para o bebê deve ser feito.
- Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=INb6a2d-4Oo
- Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=z-QGGQBgdmo
- Parte III: http://www.youtube.com/watch?v=JSLsXgQ2zaI
Agora que você aprendeu como fazer de um banho um momento gostoso pro seu filho… bom banho pro seu bebê e bom divertimento pra você! 😉
Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 159231-F
Publicar comentário