Bora Pedalar?

Quem nunca quando era criança adorava andar de bicicleta? Sentiu aquela emoção quando tirou as rodinhas e conseguia se equilibrar na magrela, mesmo caindo de vez em quando, nunca desistiu de pedalar por ai, sem destino.
Hoje em dia existem várias maneiras para a pratica dessa modalidade, que também é considerada uma atividade física e um exercício aeróbico.
Seja na ciclovia, ciclofaixa, parques, ruas e na academia, essa prática, carrega uma série de benefícios:

  • O principal é a perda calórica, quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias;
  •  Dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas; Melhora a função cardiovascular e faz com que seu organismo trabalhe melhor, sem prejudicá-lo e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides;
  • Estimula também, a musculatura intercostal, que é considerada acessória na respiração;
  • Pedalando seus joelhos não sofre impacto, além disso, a musculatura do quadríceps, posteriores da coxa e os glúteos são fortalecidos;
  • O exercício físico de pedalar estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias;
  • Outros efeitos que o andar de bicicleta trás para o organismo, é a melhora e prevenção dos problemas cardíacos podendo ser ressaltadas, como a redução da gordura corporal, contribuindo para a manutenção do peso ideal, a melhoria da função respiratória, redução dos níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides (Pedalar reduz o mau colesterol, com isso levando, até uma diminuição do risco de infarto) a redução da ansiedade, regularização do sono e conseqüentemente, um melhor desempenho intelectual e maior equilíbrio emocional.

Vale ressaltar, que antes de sair pedalando por ai, é valido o indivíduo consultar um médico, a fim de evitar lesões, até porque nem todos com problemas de coluna, joelho e articulares, podem pedalar regularmente ou até mesmo com uma duração elevada.
Usar sempre roupas leves e confortáveis, tênis apropriado e material de segurança, como o capacete. Hoje em dia, existem muitos acessórios que podem ser usados para pedalar ou até mesmo modificar sua bike dependendo do terreno que você irá pedalar.
Agora é só escolher a melhor opção e sair pedalando por ai.
Fonte: GABBYPERSONAL.blogspot.com.br

Publicar comentário