Tudo sobre a canelite
O que é canelite?
Como tratar a canelite?
Como identificar a canelite?
O que é canelite?
A Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM), conhecida popularmente como “canelite”, é caracterizada pela inflamação no periósteo (parte mais externa do osso) e dor localizada na porção interna da tíbia (osso da perna). As causas podem ser o aumento súbito da intensidade dos exercícios físicos como corrida e salto, pronação excessiva (pé chato), atividades de impacto repetitivo, pouca flexibilidade e elevado índice de massa corporal. O diagnóstico é clínico e através de exames complementares como a ressonância magnética.
Quanto tempo dura o tratamento da canelite?
O tempo do retorno às atividades esportivas é em média de quatro a oito semanas ou após a completa consolidação da fratura, o retorno ao esporte deve ser gradativo.
Como tratar a canelite?
O tratamento convencional da fisioterapia para a SETM (canelite) é feito através da crioterapia, eletroterapia, cinesioterapia, terapias manuais, uso de palmilhas, taping etc. Para manter a capacidade aeróbia é permitida a deambulação (andar), pedalar, nadar ou correr no meio líquido e continuar com as atividades rotineiras.
Como prevenir a canelite?
A melhor maneira de prevenir a canelite é atentar para progressão da intensidade do treino, evitar o excesso de treino, emagrecer, melhorar a flexibilidade e a força dos membros inferiores. A fisioterapia atua não apenas no tratamento após a ocorrência da lesão, mas também na prevenção e promoção da sua saúde!
Os exercícios abaixo contribuem para diminuir a incidência da canelite.
Previna-se e boa corrida!
Escrito por Érika Barroso – Fisioterapeuta
CREFITO/SP 47213
Publicar comentário