Executar os exercícios de musculação rápido para queimar calorias? PERIGO CERTO!
Pois é! Isso mesmo que vocês leram! Além de não ser tão efetivo, tal técnica é extremamente perigosa!
Não é de hoje que vemos alguns profissionais que trabalham em academia orientar seus alunos a executar o exercício mais rápido para acelerar a queima de caloria. Se analizarmos apenas o fato de que, ao executar o exercício rapidamente você estará estimulando a aceleração cardíaca e consequentemente o aumento da queima de calorias, ok, esta técnica seria simplesmente ótima!
Mas a coisa boa para por aí!
Os músculos tem um tempo mínimo para que as fibras musculares possam ser “esticadas” e “contraídas” sem que causem nenhum tipo de lesão. Apesar de ser em fração de segundo, ao executarmos um movimento muito rápido, não obedecemos este tempo e SIM, CORREMOS GRANDE RISCO DE SOFRER UMA LESÃO (ESTIRAMENTO) MUSCULAR.
Quem gosta de futebol deve se lembrar de quando um atleta vai correr e “sente o músculo da coxa”, não é? Pois é exatamente isso que ocorre quando executamos exercícios de musculação rápido. É exatamente o mesmo caso.
Cuidado também com alongamentos! No caso da musculação, o músculo pode lesionar-se por ser contraído muito rápido, e no caso do alongamento mal feito, o músculo pode lesionar-se por ser “esticado” muito rápido.
Por Rubens Munhoz – Estudante de Educação Física
E-mail para contato – rubens-munhoz@hotmail.com
Facebook – Rubens Munhoz
Publicar comentário