Melhore sua postura durante o exercício físico – Por Érika Barroso
A postura correta é definida como a posição na qual um estresse mínimo é aplicado sobre cada articulação.
A coluna vertebral é composta por 24 vértebras, as curvaturas fisiológicas (naturais) são:
- Lordose (curvatura anterior) cervical e lombar;
- Cifose (curvatura posterior) torácica ou dorsal e sacral.
Como está sua coluna durante a execução dos exercícios?
Nos exercícios com posições deitadas e em pé, geralmente vemos a perda da curvatura normal (retificação), principalmente na região lombar, o que gera maior compressão dos tecidos moles (discos intervertebrais, músculos e ligamentos).
A retificação dessas curvaturas pode ocasionar lesão discal, fadiga muscular, desconforto e dor na região cervical, lombar e nos ombros. Para diminuir a incidência desses distúrbios e melhorar sua qualidade de vida, conheça melhor algumas estratégias preventivas.
Para melhorar sua postura durante a execução dos exercícios, diminuir a sobrecarga nas estruturas ósseas e fibrocartilaginosas e manter as curvaturas naturais da sua coluna a primeira estratégia é olhar no horizonte, mantendo o pescoço alinhado.
A segunda estratégia é organizar as escápulas (conhecida também como omoplatas), colocando-as para trás e para baixo, como se fosse colocá-las nos “bolsos da calça”. Esse movimento ativa os músculos escapulares comumente fracos como trapézio inferior; os ombros baixam e evitam a tensão muscular.
A última e mais importante estratégia para melhorar sua postura e proteger sua coluna é a pelve neutra (conhecida popularmente como bacia) ou sinal do diamante. Você vai precisar alinhar as seguintes estruturas ósseas: espinhas ilíaca ântero-superior (EIAS) e sínfise púbica.
Assim, em qualquer posição: sentado, deitado ou em pé, sua coluna vai estar mais protegida e a região lombar com a sua curva fisiológica ou natural. Caso tenha dificuldade de encontrar os pontos de referências ósseos, peça para o seu educador físico ou treinador para lhe ajudar.
Mantendo a coluna neutra, sua postura melhora e ainda diminui a sobrecarga nas articulações.
Escrito por Érika Barroso – Fisioterapeuta
CREFITO/SP 47213
Publicar comentário