Proteínas – A sua importância no rendimento do atleta
Artigo retirado do site: http://www.arenafaro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=71:proteinas-a-sua-importancia-no-rendimento-do-atleta&catid=5:saude&Itemid=21
As proteínas podem ser de origem:
Vegetal: leguminosas (feijão, grão de bico, ervilhas, soja) e oleaginosas
Animal: lacticínios, ovos, carne e peixe.
As proteínas desempenham diferentes funções no organismo humano, destacando-se a sua importância na construção de massa muscular, na recuperação de micro lesões celulares e a sua contribuição como um importante substrato energético durante o exercício de resistência e de força.
As melhores e mais saudáveis fontes de proteínas são as vegetais: leguminosas e as animais (lacticínios, ovos, carne e peixe), devendo o consumo regular-se nos 50% de origem vegetal e 50% de origem animal, pois as proteínas “vegetais” não são tão bem absorvidas pelo organismo.
Na ausência de hidratos de carbono, as proteínas serão usadas como fonte de energia, em vez de ajudarem a constituir a massa muscular. Atletas em risco de ingestão inadequada de proteínas são os atletas com dietas hipocalóricas, vegetarianos ou com atividade muito intensa (triatletas).
Texto adaptado de ARENAFARO.com
Publicar comentário