Tudo o que você precisa saber sobre CÃIMBRAS – Por Fernanda Colella

A cãimbra é uma contração espasmódica (espasmo muscular que acontece involuntariamente) dos músculos. É uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. As câimbras são comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante, e a causa vária desde atividade física vigorosa, desidratação, Alterações hidreletrolíticas, longos períodos de inatividade, anemia entre outros motivos.

Muito se comenta sobre depleção de potássio como causa de câimbras. Na verdade, a hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras.


Os lugares mais comuns de tal contração involuntária são:

– Panturrilhas ou gemelares (batata da perna);

– Músculos anteriores e posteriores da coxa;

– Pés;

– Mãos;

– Pescoço;

– Abdômen.

Para prevenir as cãimbras antes que elas comecem, basta seguir as dicas a seguir:


  1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
  2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva/isotônico;
  3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso;

Agora, se a cãimbra aparecer, existem 3 soluções rápidas a serem colocadas em ação:

  1.  Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
  2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
  3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

A seguir, alguns alimentos que podem ajudar você a combater as câimbras.

 

 

Pronto, agora você já sabe como se prevenir e como agir na hora que a cãimbra te “atacar”! 😉

PS: Parabéns pra mim…. 2.5 \o/

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

Publicar comentário